quinta-feira, 16 de julho de 2009

Declarações de Grande Peso!

Bom dia meus amigos e companheiros de Blog, hoje começaremos realmente a conhecer essa "Moabita" tão especial!



Quero começar dizendo, que estaremos falando hoje de uma das declarações de amor mais belas e tremendas que já ouvimos falar. E o mais impressonante, é que passaria muito bem por uma declaração de amor ao namorado ou marido, ou talvez, ao pai ou, a mãe. Mas pasmem, é a declaração de Amor de uma NORA por sua SOGRA! rsrs...

Depois me digam se vcs fariam a mesma declaração a sua sogra? Brincadeirinha.... ninguéum precisa me dizer nada tá? Não me comprometam.....rsrs



Em contra-partida, veremos tb uma declaração que expressa muito bem a dor, o sofrimento e a amargura de um ser humano que sofre as suas perdas.



Como vcs viram anteriormente, Noemi estava convicta e determinada a mandar suas noras de volta pra casa e convenhamos, os seus argumentos foram bem convincentes e bem realistas. Não é atoa que Orfa, resolve obedecer Noemi e voltar pra sua casa em Moabe. Mas como vimos, Rute

continua firme ao lado de Noemi. Então, mais uma vez, Noemi aconselha Rute dizendo: "Veja, a sua cunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela!"

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe.

Aonde fores irei, onde ficares ficarei!

O teu povo será o meu povo e o TEU DEUS será o MEU DEUS!

Aonde morreres morrerei, eali serei sepultada.

Que o Senhor me castigue com todo o rigor,

se outra coisa que não a morte me separar de ti!"

(Os negritos são por minha conta.)

UAU! Vcs viram isso? Podem imaginar vcs no lugar de Rute fazendo essa declaração pra sua "Noemi"? Fala sério!... se essa não é a dclaração que vcs gostariam de ouvir de seus maridos ou esposas? Ou quem sabe, daquele que vc considera seu melhor amiga(o)? Que dirá de uma nora! Ou de sua sogra!

Incrível! Eu acho simplismente maravilhosa! "Rute não é fraca não!" rsrs.....



Depois da declaração de Rute, Noemi desistiu de insistir com ela, pq viu que nada iria faze-la mudar de idéia. E assim prosseguiram as duas até Belém. Qdo chegaram, provocaram um grande alvoroço. Perguntavam todos uns aos outros se era Noemi?, ao que ela respondeu:

"Não me chamem Noemi, melhor que me chamem de Mara,

pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga.

De mãos cheias eu parti, mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Pq me chamam de Noemi? O Senhor colocou-se contra mim!

O Todo-poderoso me trouxe desgraça!"



Não é impressionante a imensa diferença entre as duas declarações? Não se esqueçam que ambas estavam de luto. Ambas haviam perdido pessoas a quem amavam, mas olhem pra diferençade postura de uma e de outra. A primeira; cheia de amor, de garra, determinação, compromisso e cumplicidade. Rute rompe com tudo que tinha vivido em Moabe. Inclusive com os seus deuses e suas crenças. Mostra pra Noemi, que está pronta pro que der e vier!

Já Noemi, está totalmente deprimida e cheia de amargura. Ela havia perdido toda a sua esperança, estava desacreditada e pior, sentia-se culpada e castigada. E é claro, como não poderia deixar de ser, colocou toda a culpa de seu sofrimento em quem? Pasmem.... em seu Deus!

Mas afianal, quem era a Moabita? Não era a Rute? Era...mas assim como Raabe, Rute vê que valia a pena crer no Deus de Noemi, não importando o preço a ser pago pra isso. Porém Noemi, a "crente" de quem se esperava uma postura de fé e de coragem, se comporta como se nunca tivesse ouvido falar no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O Deus que abriu o mar Vermelho, que entregou Jericó nas mãos de Josué, que abençoou a Raabe.

Não é assim que tb analisamos as dores daqueles que passam por nós? Com parcialidade e nenhuma compaixão? E se fosse conosco? Qtas vezes paramos pra se colocar no lugar do outro?

Nem sempre ragimos todos da mesma forma. Cada um tem o seu tempo de luto e de superação.

É claro que ficamos empolgadíssimos com a postura de Rute. Eu sou sua fã numero um! Mas ao nosso redor, temos pessoas diferentes umas das outras e assim devem ser tratadas. Não é assim que gostaríamos de ser tratados?

Noemi, envolta em toda a sua dor, não podia ver o amor de Deus por ela, mas ele estava lá, ao lado dela, trabalhando por ela, a começar pelo fato de ter levado Rute junto com ela. Deus nunca nos abandona! Teria Ele abandonado Noemi?

Que esse amor tremendo de nosso Deus esteja tb com vc!

Um comentário:

  1. Realmente este tipo de amor é só pela graça de Deus...
    Nós amamos, mas não com esta intensidade...se pelo menos fosse a mãe!!! Mas Deus torna tudo possível para realizar Seus propósitos...então vamos em frente...
    Bjão.

    ResponderExcluir