sexta-feira, 19 de junho de 2009

TAMAR

Vocês já ouviram falar de uma mulher da Bíblia chamada Tamar?
A história de Tamar é uma história bem atual e relevante, como aliás qualquer outra da Bíblia. E apesar de ser de uma época muito antiga e também de costmes e cultura muito diferentes da nossa; ela aborda um tema muito atual que é a violência contra a mulher. Ela é a primeira mulher sitada na genealogia de Jesus, o que significa que o ápse desta história, não está centrada na violência, mas no grande amor e cuidado de Deus por nós mulheres.
Podemos achar essa história lá no primeiro livro da bíblia, chamado Genesis, no capítulo 38.
Como era costume daquela época, e talvez ainda o seja, não sei dizer, mas vou procurar me informar sobre isso, Tamar foi escolhida ainda bem menina para ser esposa do primeiro filho de Judá. Judá, é interessante que se diga, era um dos 12 filhos de Jacó e havia acabado de participar de uma grande violência familiar. Ele, junto com seus outros nove irmãos, venderam seu irmão caçula para os mercadores, por inveja, e fizeram seu pai Jacó pensar que o menino havia sido morto por um animal feroz. Talvez, pelo peso do remorso, ele tenha saído do meio de seus irmãos e ido morar em Adulão, onde se casou e teve com sua mulher três filhos. Quando achou apropriado, escolheu uma mulher, como de costume, para casar o seu primogênito. Seu nome era Er. E com esse triste casamento começamos a história da pequena Tamar.
Tamar, certamente, era uma menina amada e bem cuidada por sua família, devia ter alguma posse, além de ser bonita e saudável, ou não teria sido escolhida por Judá para esposar o seu filho. A Bíblia não diz se ela gostou da escolha de seus pais ou não, mesmo pq, o que ela queria não era relevante, mas com certeza, seus pais também não a casaram para que ela fosse infeliz. Todavia, já na lua de mel, ou melhor, de fel, ela começa a conhecer o péssimo carater de seu marido. Ele era tão ruim, que sem maiores detalhes a biblia apenas nos conta que Deus reprovou a conduta perversa de Er e o matou. Imaginem, ela nem havia ainda se tornado uma mulher, e já estava vivendo toda essa desilusão.
Pesnsem, alguém gostaria de estar no lugar dela?
Continuaremos essa conversa depois... não percam...

2 comentários:

  1. ai que absurdo, como vc corta o texto assim sem mais nem menos? Oo (Olhar de susto)

    ResponderExcluir
  2. só vc Yuri... é prá deixar aquele gostinho de "cenas do próximo capitulo". E como disse sua mãe: não percam! eu não vou perder... bjo!!

    ResponderExcluir